01/02/2012

Graciosa volta a se mobilizar.

Julia Abdias e Rendel Morais (bolsistas de  Ciências Sociais)

A visita ocorrida na quarta-feira, dia 25/01, à comunidade de Graciosa, localidade do município de Taperóa, desatou uma sequência de boas expectativas em relação ao projeto. A atenção com a qual fomos recebidos, calorosa com os mais velhos e hospitaleira aos mais novos, bem como o interesse em contribuir com o trabalho desejado, abriu as portas para uma boa perspectiva na relação da comunidade com o Marsol.
A reunião teve como objetivo compreender as demandas centrais identificadas pela comunidade a serem construídas junto ao projeto, além da apresentação dos novos integrantes da equipe. Esse evento contou com a presença de aproximadamente 40 moradores locais. O bom número de pessoas revelou a confiança que os mesmos depositam no projeto, assim como uma vontade política em ambos de desenvolver conhecimento em parceria.



A comunidade apontou ser central que o projeto tivesse como foco dois pontos: mapeamento cultural da identidade comunitária da Graciosa: marisqueira/pescadora/quilombola e a cessão de águas públicas para regularizar o cultivo de ostra das famílias da comunidade.
Os temas escolhidos ressaltam as especifidades da comunidade, tendo por um lado a valorização dos seus aspectos culturais, de origem tipicamente quilombola, que segundo eles aparece como uma forma de otimizar os instrumentos para que mobilização aconteça e, por outro, a ostreicultura, atividade em que eles são referência. Deve ser ressaltado, também, a preocupação que expressaram em torno dos problemas com a mobilização, reconhecendo a dificuldade, e se pondo diante do problema com pretensões de resolvê-lo.
Para dar início aos trabalhos, encaminhou-se da reunião duas datas para realização das atividades:  10/03: Reunião com os Ostreicultores, às 15h; 11/03: Oficina de Mapeamento, às 8h.



0 comentários:

Postar um comentário