14/12/2011

AVALIAÇÃO COMPARADA DOS PARÂMETROS AMBIENTAIS DOS CULTIVOS FAMILIARES DE OSTRA NO ESTADO DA BAHIA

No dia 13 de dezembro foi defendida, e aprovada, a monografia de Joaquim Ramos Lessa Filho, bolsista do projeto Semeie Ostras, como trabalho de conclusão do Curso de Oceanografia da UFBA.
Joaquim com travesseiro de cultivo das ostras estudadas
 O seu trabalho teve como objetivo caracterizar as variáveis ambientais dos dois sistemas de cultivo de ostra localizados em dois pontos na Baía de Todos os Santos (BTS) e dois pontos no Baixo Sul (BXS) baiano. As espécies estudadas na BTS e no BXS foram Crassostrea rhizophorae em sistemas de cultivo fixo e Crassotrea brasiliana em sistema de cultivo flutuante, respectivamente. 
Crassostrea rhizophorae e Crassostrea brasiliana
Buscou-se com esse trabalho definir metodologia para correlacionar parâmetros oceanográficos com índices zootécnicos (crescimento e mortalidade).  Em função dos resultados obtidos, indicaram-se algumas formas para se iniciar um levantamento mais rigoroso das características das áreas utilizadas para os cultivos de ostra e sua relação com a produção. 


Joaquim filtrando amostras para determinar a quantidade de clorofila na água

Verificou-se que as taxas de crescimento e mortalidade das ostras nativas cultivadas na Bahia sofrem influência direta da salinidade. A partir das conclusões obtidas, novos estudos deverão continuar essa avaliação para melhorar o conhecimento da capacidade produtiva de cada área de cultivo.

0 comentários:

Postar um comentário