08/02/2012

Comunidades do Iguape irão desenvolver projeto de saúde no trabalho.

Tatiane Aguiar (Bolsista Ciências Biológicas).

Neste último Sábado, dia 05/02/2012 na escola São Cosme e Damião localizada na Comunidade do Kaonge, realizou-se um encontro entre representantes de cinco Comunidades do Vale do Iguape e membros da equipe do Projeto de Saúde Ocupacional, coordenada de maneira interdisciplinar pelo Prof Paulo Pena. Diante dos últimos acontecimentos relacionados à greve dos Policiais militares no Estado, alguns representantes da equipe ficaram impossibilitados de comparecer, sendo a equipe composta momentaneamente pelo Prof. Paulo Pena, Prof. Miguel Accioly e a bolsista Proext aluna de Ciências Biológicas Tatiane Aguiar.


Objetivou-se na reunião expor à comunidade os tópicos principas contidos no Projeto e delimir possíveis dúvidas existentes a cerca de sua implantação na Comunidade. Em breve apresentação, Prof. Paulo Pena falou sobre o surgimento do Projeto, iniciado em Ilha de Maré e dos estudos realizados ao longo dos anos acerca dos problemas de saúde relacionados à atividade, passando pela problemática da liberação do benefício para a categoria em exercício de sua função e finalmente apresentou à comunidade medidas a serem tomadas pela equipe para a melhoria nas condições do trabalho de mariscagem.



Isto posto, ficou marcado para os dias 03 e 04 de março, data quando começam novas atividades de Mapeamento biorregional nas Comunidade, oportunidade para a equipe de saúde conhecer melhor as marisqueiras e ostreicultores (as) e agendar a etapa seguinte de observação participante.  Espera-se que ainda no mês de março a equipe da Ufba possa realizar essa atividade que visa acompanhar o trabalho de mariscagem e ostreicultura para observar, vivenciar e discutir os aspectos do trabalho no campo. As outras etapas posteriores serão: a) o atendimento intinerante, lá nas comunidades, com diagnósticos e encaminhamentos dos casos mais graves, b) o atendimento no Hospital das Clínicas, e c) capacitações para os profissionais do posto de saúde da família de Santiago do Iguape. Foi com muita satisfação que presenciamos a  reação extremamente positiva da comunidade  e os votos para que os trabalhos comecem a ser realizados o mais breve possível se somaram à nossa vontade de iniciá-los brevemente.

0 comentários:

Postar um comentário