13/05/2011

GRACIOSA: O INTERCÂMBIO DE OSTREICULTORES APORTOU POR LÁ!

Mulheres fazendo a limpeza e separação das ostras de Graciosa

Ilha da Banca, Taperoá, Galeão, Matarandiba, Tanque.
Mais de 30 pessoas dessas comunidades estiveram reunidas em Graciosa no último sábado, 30/04/2011, sob muita chuva para a ampliação do cultivo de Nildo e Valmir. Aproveitando a reunião de tantos ostreicultores, a limpeza das ostras, separação das sementes e preenchimento de novas lanternas também foi realizada num lugar de beleza inigualável: o rio Graciosa, margeado pelo manguezal.

A paisagem é inspiradora.
Ostras cultivadas em Graciosa
Uma grande e elogiada feijoada foi preparada por Lucimar, integrante do grupo Flor da Ostra – Graciosa, para alimentar e integrar todos os presentes. A hora do almoço se transformou numa grande festa.. Antes porém, o grupo já havia degustado as ostras do cultivo de Graciosa e comparado o sabor das ostras dos seus respectivos cultivos. O grupo ficou impressionado ao constatar o tamanho e formato das ostras de Graciosa e alguns produtores de Tanque, Galeão e Matarandiba levaram para mostrar em suas comunidades a fim de incentivar os integrantes dos grupos que não estavam presentes.


Sr. Almiro degustando

Os intercâmbios de trabalho entre os Ostreicultores continuam sendo uma grande força para a rede, agregando cada vez mais pessoas e beneficiando mais comunidades produtoras. É uma ótima oportunidade para quem ainda não começou o cultivo para ter a experiência com o trabalho, fazer a troca de sementes entre comunidades cultivadoras diferentes. Os ostreicultores mais antigos ganham . a força tarefa que ajuda na limpeza e organização do cultivo que está sendo visitado
Nildo, um dos anfitriões em Graciosa retrata como a solidariedade dentro da rede é exercitada nos intercâmbios: “Fiquei muito gratificado com a presença de vocês todos. Nem esperava que viessem tantas pessoas. Hoje parece que não rendeu tanto, mas foi bom para que as pessoas daqui pudessem ver a realidade de uns ajudando os outros.”

Manhã de degustação



Já para quem estava visitando a comunidade, a emoção pode ser traduzida na fala de Jefferson de Tanque:“Quero agradecer ao pessoas dessa comunidade por ter nos acolhido.”; e de Susete “Gostei muito, muito to trabalho. Achei divertido!”.

Contando com a participação de todos, a rede só têm a ganhar!



Texto e fotografias: Deise Queiroz, bolsista de Gestão Social

0 comentários:

Postar um comentário